Agência Panafricana de Notícias

Liberdade provisória recusada a ex-chefe da diplomacia burkinabe Djibril Bassolé

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Tribunal de Cassação do Burkina Faso rejeitou esta sexta-feira o pedido de liberdade provisória dos advogados de Djibril Bassolé, antigo chefe da diplomacia de Blaise Compaoré, acusado de envolvimento no golpe de Estado frustrado de setembro de 2015, soube-se de fonte judicial.

A primeira presidente do Tribunal de Cassação, Thérèse Traoré Sanou, declarou no termo da audiência que o pedido é "admissível na forma" mas "mal fundado".

Por sua vez, Dieudonné Bonkoungou, um dos advogados de Bassolé, defendeu que "não pedimos diretamente a liberdade provisória".

Ele sublinhou que o Tribunal « afirmou que as nossas ações eram bem fundadas, o que nos permitirá esperar a liberdade provisória ».

Acusado de conivência com o general Gilbert Diendéré no golpe de Estado frustrado de setembro de 2015, o general Djibril Bassolé deve prestar contas sobre os seus alegados contactos telefónicos com o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) da Côte d’Ivoire, Guillaume Soro, pouco antes da ação golpista.

-0- PANA NDT/IS/FK/IZ 12ago2016