Agência Panafricana de Notícias

Lançado projeto de luta contra exploração ilegal de madeira na Bacia do Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo congolês lançou quinta-feira em Brazzaville um projeto para combater a exploração ilegal de madeira na Bacia do Congo.

Este empreendimento visa, nomeadamente, promover uma iniciativa harmonizada para a gestão sustentável das florestas de produção nos seis países da Bacia do Congo, designadamente os Camarões, a República Centroafricana, a República Democrática do Congo, a Guiné Equatorial, o Gabão e o Congo.

O projeto deverá permitir o desenvolvimento de modelos regionais reprodutíveis de reforço do setor artesanal de madeira, com vista a reduzir a pressão sobre as florestas e criar uma ponte para o setor formal, segundo um responsável congolês.

O programa, que durará quatro anos, tem, entre outros, objetivos, promover a utilização eficaz de madeira e a produção dos produtos de mais alto valor acrescentado nas oficinas de marceneria geridos pelos pequenos artesãos.

O empreendimento é financiado com três milhões 100 mil dólares americanos pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUE), através do Fundo para o Ambiente Mundial.

O PNUE confiou a sua execução à WRL, uma Organização Não Governamental ambiental sediada em Washington, nos Estados Unidos.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 30março2012