Lançada petição internacional contra exploração de petróleo no Parque de Virunga na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Uma campanha internacional de mobilização de assinaturas contra a exploração do petróleo no Parque Nacional de Virunga, no leste da República Democrática do Congo (RDC) foi lançada terça-feira sob a égide do Fundo Mundial para a Conservação da Natureza (WWF), soube-se de fonte oficial.

Segundo um comunicado da seção belga desta Organização Não Governamental (ONG) ambiental, o Governo congolês concedeu licenças de prospeção de petróleo a  várias companhias petroleiras nesta reserva natural, classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no Património Mundial da Humanidade.

Convencido de que a exploração do petróleo neste parque destruirá a sua rica biodiversidade, o WWF deseja recolher pelo menos 50 mil assinaturas para esta  petição que será entregue às companhias petroleíras que receberam a licença de prospeção do Governo congolês.

Segundo a nota, o Governo de Kinshasa autorizou três empresas petroleiras, das quais  Dominion Petroleum, Soco international e Cohydro (empresa congolesa ) a prospetar o bloco V, duma superfície de sete mil 105 quilómetros quadrados, situado no centro do Parque de Virunga.

A UNESCO já tinha preveniu o Governo congolês de que a exploração de petróleo e de  mineiros a nível desta zona são "incompatíveis" com o estatuto de Património Mundial.

Depois de conceder gratificações ao Governo congolês, estas companhias petroleiras começaram desde 20 de Agosto de 2010 o seu trabalho no bloco V. Elas construíram estradas, o que  provocou um aumento da caça furtiva neste parque que alberga os gorilas de montanha, chimpanzés, hipopótamos, elefantes e outras espécies animais ameaçadas de extinção, indica-se.

Segundo o WWF, o Parque de Virunga corre o risco de ser eliminado da lista do Património Mundial da UNESCO, o que poderia causar a cessação dos financiamentos internacionais provenientes nomeadamente  da União Europeia (UE) e de outros doadores de fundos.

-0- PANA AK/TBM/FK/DD 25jan2011


25 Janeiro 2011 16:36:41


xhtml CSS