Lançada campanha de formação de agentes de saúde comunitária na África Subsariana

Kigali, Rwanda (PANA) – O chefe de Estado rwandês, Paul Kagame, atualmente em Davos (Suiça) onde participa nos trabalhos do Fórum Económico Mundial, lançou sexta-feira uma vasta campanha destinada a formar pelo menos um milhão de agentes de saúde comunitária na África subsariana até 2015, soube a PANA em Kigali.

Segundo um comunicado divulgado pela iniciativa "One Million Health Workers (Um milhão de trabalhadores sanitários)", o recurso aos telefones celulares e o acesso a meios médicos sofisticados podem melhorar a prestação dos cuidados de saúde nas regiões da África Subsariana.

"Esta nova campanha visa alargar, de modo considerável, este esforço de formação, o equipamento e o desdobramento de um milhão de trabalhadores de saúde comunitária até  finais de 2015, para atingir milhões de pessoas", sublinha o comunicado.

Falando no lançamento desta iniciativa, o chefe de Estado rwandês disse que o seu país insistiu nomeadamente no reforço das capacidades dos seus agentes de saúde comunitária para melhorar a saúde pública sobretudo nas zonas ruras isoladas.

"Acreditamos que esta iniciativa pode servir a causa da saúde pública em toda África", indicou, acrescentando que, para se atingir este objetivo, é preciso mobilizar todos os atores nos setores público e privado que necessitam de se apropriar destes programas nos seus respetivos países.

"O acesso aos medicamentos e aos cuidados de saúde, em particular nas zonas rurais (na África Subsariana) continua o maior obstáculo à prestação dos cuidados de saúde para todos", disse, por sua vez, Joe Jimenez, diretor do gigante farmacêutico Novartis.

Segundo ele, a campanha de formar um milhão de agentes de saúde comunitária vai fazer uma diferença enorme no continente africano.

"A nova campanha vai transformar a prestação dos cuidados da saúde em todo o continente e ajudar alguns dos países mais pobres do mundo a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)", disse por sua vez, Jeffrey Sachs, conselheiro especial do Secretário-Geral das Nações Unidas em matéria dos ODM.

-0- PANA TWA/TBM/SOC/CJB/IZ 25jan2013

25 Janeiro 2013 17:48:30


xhtml CSS