Lançada campanha de despistagem do cancro cervical no Mali

Bamako, Mali (PANA) – Uma campanha de despistagem do cancro do colo do útero acaba de ser lançada em Mopti, no centro do Mali, no quadro das atividades da quinta edição das Jornadas Culturais Dogon, soube a PANA neste sábado de fonte segura.

Organizada pela Associação Guina Dogon, em colaboração com o Ministério da Saúde e Higiene Público e o Projeto Keneya Jemu Kan da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), a campanha tem por objetivo despistar duas mil mulheres em 10 centros instalados em Mopti e em Sévaré, a 15 quilómetros de Bamako.

Segundo os organizadores do evento, esta iniciativa contribui para melhorar de forma duradoura a saúde das populações graças à utilização acrescida de serviços de forte impacto e à adoção de comportamentos sãos pelas comunidades.

A coordenadora do Projeto Keneya Jemu Kan da USAID, Mariam Diancoumba, indicou que “ o cancro do colo do útero Cyrius 7, que não é uma fatalidade, é evitável pela despistagem e que a cura total é possível se a doença for confirmada numa mulher”.

Segundo o Ministério maliano da Saúde, a patologia tornou-se num problema de saúde pública que afeta hoje várias mulheres no Mali.

-0- PANA GT/JSG/IBA/FK/DD  24fev2018

24 Fevereiro 2018 15:16:00


xhtml CSS