Agência Panafricana de Notícias

Lamine Diack e Essar Gabriel retiram-se da IAAF

Nairobi, Quénia (PANA) - O presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), Lamine Diack, e o secretário-geral da Organização, Essar Gabriel, vão deixar quarta-feira a Federação Internacional.

Diack, um Senegalês que deixa a organização depois de 16 anos de serviço, declarou a sua convicção de que o desporto tem um futuro sólido sob a direção dos dois "grandes campeões" candidatos à sua sucessão, sublinhou segunda-feira SportsBusiness sediado no Reino Unido.

Os antigos campeões olímpicos e atuais vice-presidentes da IAAF, Sergey Bubka e Sebastien Coe, vão defrontar-se quarta-feira para suceder a Lamine Diack, de 82 anos de idade.

Falando segunda-feira na abertura da reunião do Conselho da IAAF em Beijing, Diack declarou estar convencido de que nenhum dos canddiatos vai encontrar-se num ambiente desconhecido. "Lancei as bases para o futuro da IAAF com os nossos dois grandes campeões (...) qualquer das duas famílias escolhidas será um filho de boa fé do nosso desporto", disse.

Diack informou igualmente o Conselho de que o secretário-geral da IAAF, Gabriel Essar, que em 2011 assinou um contrato de quatro anos com a IAAF até outubro de 2015 tomou a decisão em junho passado de não disputar um novo mandato.

-0- PANA DJ / AR/MTA/TBM/SOC/MAR/IZ 18ago2015