Lagos entre as 10 cidades mais povoadas no mundo

Paris- França (PANA) -- Lagos, a capital económica da Nigéria, estará entre as 10 cidades mais povoadas do mundo em 2010, de acordo com um estudo publicado quinta-feira em Tours (centro de França) onde prossegue há quatro dias o 25º Congresso Internacional da População.
Lagos conheceu um crescimento demográfico excepcional em 40 anos, passando de um milhão para 16 milhões de habitantes, indicou o mesmo estudo, sublinhando que a capital económica nigeriana é a cidade mais povoada de África diante do Cairo, no Egipto.
De acordo com o inquérito realizado em Tours, o aumento da população de Lagos fez-se sentir sobretudo a partir de 1970, ano em que centenas de milhares de nigerianos atraídos pelo maná petrolífero se instalaram nesta cidade.
A transferência da capital política para Abuja em 1990 não cessou de inverter o crescimento demográgico de Lagos, sublinhou o trabalho realizado em Tours, indicando que as actividades económicas e industriais de forte mão de obra permaneceram em Lagos.
Após três dias de intensas discussões sobre as projecções da população mundial, a fecundidade e o envelhecimento da população, o 25º Congresso aborda quinta e sexta-feiras os laços entre a urbanização e o crescimento demográfico nas grandes cidades do mundo bem como as migrações internacionais.
Cerca de dois mil delegados de 110 países discutirão até sábado todas as questões ligadas à demografia no mundo.

21 Julho 2005 13:40:00


xhtml CSS