Koutchner vai informar Konaré sobre reunião de Paris sobre Darfur

Paris- França (PANA) -- O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, efectuará brevemente uma viagem para Addis Abeba, na Etiópia, a fim de infomar o presidente da Comissão da União Africana (UA), Alpha Oumar Konaré, sobre as conclusões da reunião de Paris sobre Darfur (província ocidental sudanesa em guerre desde 2003).
Falando segunda-feira no termo da reunião ministerial do grupo alargado sobre Darfur, Kouchner indicou igualmente que vai aproveitar esta ocasião para convidar Konaré a participar na próxima reunião ministerial sobre a crise em Darfur agendada para Setembro próximo em Nova Iorque (Estados Unidos).
"Irei brevemente a Addis Abeba apresentar a Konaré às conslusões da nossa importante reunião sobre o Darfur.
Agendámos para Setembro próximo, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, uma outra reunião desta natureza", acresentou o chefe da diplomacia francesa.
Na presença do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, dos representantes de vários países, dos quais Estados Unidos, China, Alemanha e Japão, foi discutida segunda-feira em Paris a situação em Darfur.
Os participantes nesta conferência decidiram dar um apoio político e financeiro à força da paz da UA e desejando uma aceleração da criação da força híbrida Nações Unidas/UA.
Desejaram igualmente uma ajuda maior às pessoas que fugiram de violências para o Tchad e a República Centro-Africana, antes de balancear a situação com vista a trazer a paz a Darfur.

25 juin 2007 20:39:00




xhtml CSS