Konaré e Mugabe apoiam envio de força da ONU ao Sudão

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O presidente da Comissão da União Africana (UA), Alpha Oumar Konaré, e o chefe de Estado zimbabweano, Robert Mugabe, exprimiram-se quinta-feira a favor do envio pelas Nações Unidas de mais capacetes azuis em Darfur (oeste do Sudão) onde três anos de rebelião fizeram cerca de 200 mil mortos e dois milhões de deslocados.
O Governo sudanês está a resistir às pressões da comunidade internacional para o desdobramento de uma força onusina em Darfur, preferindo conservar os soldados africanos de manutenção da paz actualmente no terreno.
Konaré e Mugabe declararam no termo do seu encontro que apoiarão o envio de forças da ONU, mas insistiram que este desdobramento deverá ser pilotado pelos soldados africanos da paz para dissipar as suspeições do Sudão e respeitar a sua sensibilidade.
O presidente da Comissão da UA está a efectuar um périplo regional com vista a mobilizar apoios para o envio duma força internacional de paz em Darfur, face à oposição do Sudão que alega que as grandes potências vão utilizar este desdobramento para se ingerir nos seus assuntos internos.

13 Outubro 2006 12:53:00




xhtml CSS