Kofi Annan preside à mini-cimeira sobre Côte d'Ivoire

Banjul- Gâmbia (PANA) -- O Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, presidiu sábado a uma mini-cimeira sobre a Côte d'Ivoire à margem da sétima cimeira dos chefes de Estado e de governo da União Africana (UA) em Banjul, na Gâmbia.
O Presidente Laurent Gbagbo da Côte d'Ivoire e os seus homólogos do Bukina Faso, Blaise Campaoré, do Gana, John Kufuor, do Níger, Mamadou Tandja, da Nigéria, Olusegun Obasanjo, e o presidente da Comissão da UA, Alpha Oumar Konaré, participaram neste encontro.
No termo da reunião, Annan declarou à imprensa que a mini-cimeira se inscrevia numa série de consultas levadas a cabo "tendo em conta a nossa determinação a velar pelo respeito do calendário que elaboramos para as eleições na Côte d'Ivoire", previstas para Outubro de 2006.
O Secretário-Geral da ONU disse ter acordado com os participantes o prosseguimento das consultas na Côte d'Ivoire a 5 de Julho.
Annan adiantou que a próxima reunião contará com a presença de alguns líderes que participaram na mini-cimeira de Banjul e das partes em conflito na Côte d’Ivoire "a fim de prosseguir as discussões e ver qual o apoio adicional que podemos dar no quadro da execução e do respeito do roteiro de paz acordado”.
A Côte d'Ivoire, antes qualificada antro da paz na África Ocidental, mergulhou numa crise após uma tentativa de golpe de Estado levada a cabo por soldados rebeldes em Setembro de 2002.
Na sequência da crise, o país foi dividido em duas partes, o norte ocupado pelos rebeldes e o sul controlado pelo governo.

02 Julho 2006 11:59:00




xhtml CSS