Khadafi recebe mensagem de agradecimento de Patasse

Tripoli- Líbia (PANA) -- O Primeiro-Ministro da República Centro Africana (RCA), Martin Ziguele, entregou domingo em Tripoli uma mensagem do Presidente centro-africano, Felix Patasse, ao líder líbio Coronel Moammar Kadhafi.
Segundo a Agência líbia de notícias (JANA), a mensagem de Patasse exprime os seus agradecimentos ao Presidente e aos membros do Conselho da Comunidade dos Estados Sahelo-Saharianos (CEN-SAD) pelos grandes esforços para a restauração da segurança, estabilidade e paz na RCA.
A mensagem aborda igualmente as formas de reforçar as relações bilaterais no interesse dos dois povos e da África no geral, refere a JANA.
Presentes na audiência estiveram também os Secretários do Comité Popular Geral da Líbia, Mbarek Chamekh, da União Africana, Ali Triki, e da Companhia nacional de petróleo, Abdelhafid Zlitini, bem como responsáveis da RCA.
A Líbia enviou em Maio de 2001 um contingente de 100 soldados para ajudar os guardas presidenciais da República Centro Africana a restaurarem a ordem, na sequência de um golpe de estado fracassado contra o regime de Felix Patasse.
Posteriormente, as tropas líbias constituíram a base das forças do CEN-SAD que abortaram uma segunda tentativa de golpe em Novembro de 2001 encabeçada pelo Chefe do Estado-Maior do Exército da RCA, General François Bozize.
As tropas do CEN-SAD retiraram-se da RCA em Dezembro e foram substituídas por 350 soldados do CEMAC que asseguram a protecção de Patasse, controlam a fronteira com o Tchade e trabalham na reestruturação das forças armadas da RCA.

27 يناير 2003 11:34:00




xhtml CSS