Kadhafi e Idriss Deby discutem conflitos africanos

Tripoli- Líbia (PANA) -- O líder líbio, Coronel Moammar Kadhafi, e o Presidente do Tchade, Idriss Deby, discutiram as formas de reforçar a cooperação entre os estados africanos e a resolução de conflitos em África sob os auspícios da União Africana.
Num encontro realizado domingo, os dois líderes discutiram igualmente as maneiras de como usar os progressos alcançados pela Comunidade dos Estados Sahelo-Saharianos (CEN-SAD) para consolidar a UA e promover a cooperação entre Tripoli e N'djamena, disseram segunda-feira fontes oficiais.
A visita de Idriss Deby coincidiu com a chegada no domingo do Primeiro-Ministro da República Centro Africana(RCA), Martin Ziguele, que entregou uma mensagem do Presidente Ange-Felix Patasse a Kadhafi.
Ange-Felix Patasse exprimiu os seus agradecimentos pelos esforços desenvolvidos pelo CEN-SAD na restauração da paz e da segurança na República Centro Africana.
A Líbia liderou uma força do CEN-SAD enviada a RCA na sequência de uma tentativa de golpe de estado ao regime de Patasse em Novembro de 2001.
O antigo Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas da RCA, General François Bozize, que liderou o golpe frustrado, refugiou-se posteriormente no Tchade.
Mais tarde, as autoridades líbias resolveram a tensão que este desenvolvimento provocou entre Bangui e N'djamena.

27 Janeiro 2003 17:57:00




xhtml CSS