Kadhafi, Tanja e Bongo preocupados com a situação na RCA

Tripoli- Líbia (PANA) -- A situação na R.
Centroafricana (RCA) foi objecto na tarde de sábado de duas conversas telefónicas entre o líder líbio, o coronel Mouammar Kadhafi, e os chefes de Estado nigerino e gabonês, Mamadou Tanja e Omar Bongo, respectivamente.
O Coronel Kadhafi, em visita oficial e de trabalho de três dias ao Burkina Faso, e os Presidentes do Níger - Presidente em exercício da Comunidade dos Estados Sahelo-Sahariana (CEN-SAD)- e do Gabão analisaram os meios susceptíveis de garantirem a segurança e a estabilidade na RCA, soube-se de fonte oficial líbia.
Rebeldes liderados pelo ex-chefe do estado-maior do Exército centroafricano atacaram sábado Bangui, a capital da RCA, tomando o seu aeroporto e muitas residências, incluindo a do presidente da República, Ange-Félix Patassé.
O avião, em que seguia o presidente Patasé, procedente do Níger, onde participou da 5ª cimeira da CEN-SAD, foi desviado para o aeroporto de Yaoundé (Camarões) após ter sido alvejado por tiros rebeldes, enquanto se preparava para aterrar na pista do aeropoto de Bangui.
A Líbia havia enviado em Maio de 2001 um contingente de cerca de 100 homens para ajudarem a Guarda presidencial centroafricana a restablecer a ordem, após a tentativa do golpe de Estado contra o regime do presidente Ange-Félix Patassé.
Este contigente tornou-se mais tarde no núcleo de uma força da CEN- SAD que impediu a segunda tentativa de golpe de Estado preparada em Novembro de 2001 pelo general Bozizé.
Estas forças foram retiradas em Dezembro último para deixarem lugar aos 350 militares da Comunidade económica e monetária da África central (CEMAC) cuja missão era de garantir principalmente a protecção do Presidente Patassé, o controlo das fronteiras entre o Tchade e a RCA, bem como a reconstituição das Forças armadas centroafricanas.
O comando da força da CEMAC foi atríbuido a um general gabonês e a presidência rotativa da mesma organização regional é exercida actualmente pelo Gabão.

16 Março 2003 13:32:00




xhtml CSS