Kadafi réune-se com primeiro-ministro português em Accra

Accra- Gana (PANA) -- O chefe de Estado líbio, Muamar Kadafi, recebeu terça-feira em Accra, capital do Gana onde participa na 9ª Cimeira da União Africana (UA), o primeiro-ministro português, José Sócrates, cujo país assume desde domingo último a presidência rotativa da União Europeia (UE).
O chefe do Executivo português transmitiu, durante o encontro, o convite da presidência da UE ao coronel Kadafi para participar na Cimeira África-Europa prevista para Lisboa, capital de Portugal, em Dezembro próximo.
Sócrates renovou a vontade do seu país de se eluciadar das visões estratégicas do coronel Kadafi e da sua sabedoria, tendo em conta o lugar remarcável que beneficia o guia líbio em África e o seu papel pioneiro na consolidação da posição do espaço africano no seio dos outros espaços que compõem o mundo.
Informou ainda Kadafi sobre o programa elaborado por Portugal para a a sua presidência da UE, a fim de reforçar a cooperação entre os dois espaços europeu e africano em diferentes níveis.
Reiterou igualmente a vontade do seu país de focalizar o seu interesse em tudo o que poderá activar a cooperação entre a Europa e África no decorrer da presidência portuguesa da UE.
Precisou que visitará a Líbia em Setembro próximo para prosseguir a coordenação e as consultas com o coronel Muamar Kadafi com vista a familiarizar-se mais com a visão do líder líbio para que a próxima Cimeira Europa-África seja um êxito.
Além do primeiro-ministro português, o coronel Kadafi recebeu igualmente o senador americano Andrew Young, antigo embaixador dos Estados Unidos de América nas Nações Unidas durante a presidência de Jimmy Carter.

04 Julho 2007 10:12:00




xhtml CSS