Kadafi recebe mensagem do Presidente senegalês

Tripoli- Líbia (PANA) -- O coronel Muamar Kadafi recebeu, quarta-feira à noite em Tripoli, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros do Senegal, Cheikh Tidiane Gadio, que lhe transmitiu uma mensagem do Presidente Abdoulaye Wade sobre a crise na província ocidental sudanesa de Darfur e aos esforços para a sua solução.
De acordo com uma fonte diplomática líbia, o chefe de Estado senegalês declara, na sua mensagem, "contar com os conselhos e o apoio do líder líbio para o sucesso dos esforços africanos para tirar Darfur do impasse e chegar a uma solução".
Gadio deslocou-se na mesma noite para Cartum, capital sudanesa, onde deverá entregar quinta-feira uma outra mensagem do Presidente Wade ao seu homólogo sudanês, Oumar Hassan El-Bachir, relativa à iniciativa do Comité de Sábios sobre o Sudão para a resolução do problema em Darfur.
O Governo sudanês recusa a resolução 1706 do Conselho de Segurança das Nações Unidas relativa à substituição da missão de paz da União Africana actualmente desdobrada em Darfur por uma missão de capacetes azuis da ONU.
O Conselho de Paz e Segurança da União Africana, que se reuniu recentemente a nível de chefes de Estado à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, decidiu prolongar o mandato da força de paz africana no Sudão até 31 de Dezembro de 2006, e instou ao Comité de Sábios a tentar convencer o Presidente El-Bachir a aceitar o desdobramento duma força onusina na província atormentada de Darfur.

12 Outubro 2006 14:06:00




xhtml CSS