Kadafi quer integração entre Líbia, Tchad e Sudão

Tripoli- Líbia (PANA) -- O líder líbio, Muamar Kadafi, deseja ver Darfur, Al-Facher e todas as outras zonas servir de espaço de integração dos três Estados vizinhos (Tchad, Líbia e Sudão) e de cruzamento favorável à livre circulação das populações, ao comércio e à fraternidade dos povos.
Kadafi, actual presidente em exercício da União Africana (UA) que se reuniu domingo à noite com uma delegação do Movimento para a Justiça e Igualdade (JEM) de Darfur, afirmou que os movimentos de populações da província sudanesa de Darfur para a Líbia, e vice versa, tornaram "caducas as fronteiras e as diferenças identitárias, e construíram uma ponta para a interpenetração dos povos dos países vizinhos".
Lembrando a situação geográfica de Darfur em parte limitada pelo leste do Tchad e pelo sul da Líbia, Kadafi afirmou que as populações de Darfur "não são nem pessoas apaixonadas pela guerra nem malfeitores mas tribos conhecidas, muçulmanos piedosos e bons", que a morfologia da região tornou "cordiais, tolerantes, abertos nos seus vizinhos, a favor do comércio e da identidade cultural".
Assim, convidou as populações de Darfur à paz e à estabilidade que só podem oferecer-lhe a oportunidade de partir à busca da água, das pastagens, empreender actividades agrícolas, bem como a exploração dos recursos mineiros, designadamente o petróleo e o ouro de que a província tem.
Ele exortou-os igualmente a aproveitar as tecnologias, a ciência e as outras potencialidades disponíveis para explorar estas riquezas e tirar proveito do facto de Darfur ser parte integrante do Sudão, e que conta com vizinhos como o Tchad e a Líbia.
O presidente da União Africana voltou a responsabilizar a colonização pela divisão das entidades regionais africanas, como em Darfur e outras regiões do Sudão, como a Líbia, ou mesmo o Egipto, cujo soberano unificou o sul e o norte para fazer o actual Egipto.
"A situação de Darfur é a mesma que a de todas as regiões que o rodeiam, com a sua existência própria, sob forma de entidades regionais que a colonização recortou depois, criando o Sudão contra o Sudão, como o Egipto e a Líbia se tornaram entidades separadas, como o Vietname do Sul dividido do Vietnam do Norte, a Coreia do Norte da Coreia do Sul, o Iémen do Sul do Iémen do Norte", indicou.

26 Agosto 2009 22:08:00




xhtml CSS