Kadafi informado sobre acompanhamento do acordo de paz em Darfur

Tripoli- Líbia (PANA) -- O chefe do Estado líbio Muamar Kadafi recebeu sábado em Tripoli o presidente da Comissão da União Africana (UA) Alpha Oumar Konaré que lhe apresentou as medidas tomadas para a aplicação efectiva do acordo de paz em Darfur (oeste sudanês) assinado a 5 de Maio de 2005 em Abuja (Nigéria), soube-se de fonte oficial.
Konaré sublinhou a necessidade do papel de Kadafi na execução deste tratado no âmbito da continuação dos seus esforços para uma resolução pacífica da conflito em Darfur, iniciado em Fevereiro de 2003.
O ex-chefe do Estado maliano informou também o líder líbio sobre as medidas tomadas no quadro do acompanhamento do conteúdo da Declaração e do acordo de Tripoli visando solucionar a tensão entre o Sudão e o Tchad, conforme a resolução final da mini-cimeira africana organizada a 8 de Fevereiro de 2006 em Tripoli sob a égide do coronel Kadafi.
O presidente da Comissão da UA, que chegou sexta-feira a Tripoli, conversou também com o seu interlocutor sobre os preparativos e as disposições em curso para a organização da próxima cimeira da UA em Banjul (Gâmbia) prevista para Julho de 2006.

28 Maio 2006 20:30:00




xhtml CSS