Kadafi e primeiro-ministro do Lesoto falam de cimeira da UA

Tripoli- Líbia (PANA) -- O guia líbio, Muamar Kadafi, e o primeiro- minsitro do Lesoto, Pakilitha Bethuel Mosisili, abordaram quarta- feira à noite em Tripoli a agenda da sétima cimeira ordinária da União Africana (UA) prevista para 1 e 2 de Julho em Banjul, capital da Gâmbia.
Mosisila é membro da comissão formada na quinta cimeira ordinária da UA, em Abuja na Nigéria, para preparar as disposições executórias das propostas líbias relativas à criação de Ministérios panafricanos para a edificação dos Estados Unidos de África.
As propostas líbias abrangem a criação de Ministérios africanos dos Negócios Estrangeiros, da Defesa, do Comércio Externo, dos Transportes e das Comunicações.
Estas propostas baseiam-se igualmente na eliminação das barreiras aduaneiras entre os países membros da UA, na unificação dos meios de transporte e de comunicação e no lançamento dum satélite africano.
O encontro entre Kadafi e Mosisili decorreu na presença do secretário do Comité Popular Geral Líbio das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Abderrahaman Chalgham.
O guia líbio e o primeiro-ministro do Lesoto mantiveram um primeiro encontro terça-feira à noite em Tripoli sobre os preparativos da cimeira da UA.

29 Junho 2006 12:47:00




xhtml CSS