Kadafi designado presidente em exercício da UA

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O guia líbio, Muamar Kadafi, será o próximo presidente em exercício da União Africana para o ano 2009, anunciou segunda-feira em Addis Abeba, na Etiópia, o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, no seu discurso durante a cerimónia oficial de abertura da 12ª sessão dos chefes de Estado e de Governo da organização panafricana.
Logo depois da cerimónia de abertura, os chefes de Estado e de Governo começaram a sua sessão à porta fechada para iniciar consultas sobre a composição da Mesa da Presidência da UA e do Comité de Redacção da Conferência.
Durante esta reunião, Kadafi será oficialmente designado presidente em exercício da UA, posto que deve recair à África do Norte em 2009.
Muamar Kadafi vai suceder ao Presidente tanzaniano Jakaya Kikwete, eleito em Janeiro de 2008, que já se despediu dos seus pares no seu discurso durante a cerimónia de abertura da 12ª sessão da UA.
A passagem de pastas deverá ser feita rapidamente, logo após o fim da sessão à porta fechada dos chefes de Estado e de Governo.
Ao guia líbio caberá, depois da reunião à porta fechada, dirigir os trabalhos da presente sessão.

02 Fevereiro 2009 12:33:00




xhtml CSS