Kabila nomeia primeiro-ministro

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, nomeou Agustin Matata Mponyo primeiro-ministro e chefe de Governo, segundo um decreto divulgado quarta-feira à noite pela Radiotelevisão Nacional Congolesa (RTNC).

De 47 anos de idade, Matata Mponyo era ministro das Finanças antes da sua nomeação. Diplomado em ciências económicas, ele foi contratado em 1988 como analista no Banco Central do Congo até 2000 onde esteve sucessivamente na Direção de Estudos, Pesquisa Económica e foi responsável das Contas Nacionais.

Em fevereiro de 2010, ele ingressou no Governo enquanto ministro das Finanças e foi reconduzido na mesma função em setembro de 2011.

O antigo primeiro-ministro, Adolphe Muzito, e o seu Governo demitiram-se a 6 de março último, na sequência da reeleição de Joseph Kabila à frente do país.

-0- PANA KON/TBM/FK/TON 18abril2012

19 Abril 2012 09:01:42


xhtml CSS