Agência Panafricana de Notícias

Justiça burkinabe retoma julgamento de supostos golpistas de 2015

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Os presumíveis instigadores do golpe de Estado frustrado de setembro de 2015 contra a transição, no Burkina Faso, os generais Gilbert Diendéré e Djibril Bassolé, vão comparecer brevemente diante do juiz, anunciou esta quarta-feira o Tribunal Militar.

O julgamento do golpe de Estado de setembro de 2015, que se iniciou a 27 de fevereiro de 2018, em Ouagadougou, envolve 84 acusados, entre militares e civis.

O Tribunal divulgou as 14ª e 15ª listas dos acusados que deverão comparecer, precisando que, na primeira, se trata, por ordem de passagem, de Léonce Koné, Herman Yaméogo, Salifou Sawadogo, Fatimata Diawara e Sidi Lamine.

A 15ª lista, que vai encerrar as audições, é constituída pelo comandante Aziz Korogho, pelo coronel Boureima Kyéré, pelo advogado Mamadou Traoré e pelos generais Gilbert Diendéré e Djibrill Bassolé.

Em setembro de 2015, vários militares leais ao ex-Presidente, Blaise Comparé, liderados pelo general Gilbert Diendéré, destituíram momentaneamente o Governo de Transição.

Os confrontos entre os soldados lealistas da transição e os golpistas fizeram 15 mortos.

-0- PANA NDT/AAS/FK/IZ 10out2018