Julius Maada Bio empossado como quinto Presidente da Serra Leoa

Freetown, Serra Leoa (PANA) - Julius Maada Bio, candidato vencedor das eleições presidenciais  foi empossado quarta-feira última como o quinto Presidente da Serra Leoa, constatou a PANA no local.

Candidato doo Partido Popular da Serra Leoa (SLPP, oposição), Bio prestou juramento perante o presidente do Tribunal Supremo, Abdulai Cham, durante uma cerimónia ocorrida na noite da quarta-feira no hotel Radisson Blu Hotel em Freetown, a capital do país, pouco depois de   declarado vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de 31 de março último.

De acordo com a Constituição da Serra Leoa, um candidato declarado vencedor de um escrutínio presidencial é empossado logo depois de confirmada a fiabilidade dos resultados eleitorais pelo presidente da Comissão Eleitoral Nacional (NEC, sigla em inglês).

Brigadeiro na reforma, Julius Maada Bio obteve 51,81 porcento dos votos contra 48,19 porcento do seu adversário e candidato do Congresso de Todos os Progressistas (APC, sigla em inglês),  Samura Kamara.

Também, venceu a primeira volta destas presidenciais organizadas a 7 de março último com 43,3 porcento dos votos contra 42,7 porcento de Kamara. Visto que os resultados dos dois estiveram muito aquém dos 55 porcento necessários para a vitória eleitoral, uma segunda volta foi organizada para os desempatar.

Julius Maada Bio, de 53 anos de idade, sucede assim ao Presidente cessante, Ernest Bai Koroma, do APC, que cumprir dois mandatos de cinco anos cada.

Ex-militar e político de Serra Leoa, Bio já foi Presidente da Serra Leoa entre janeiro e março de 1996 na sequência de um golpe de Estado militar.

-0- PANA PR/MA/ASA/DIM/DD 5abril2018

05 Abril 2018 14:33:26


xhtml CSS