Agência Panafricana de Notícias

Julgamento de opositor camaronês Maurice Kamto adiado sine die

Yaoundé, Camarões (PANA) - O julgamento do opositor camaronês Maurice Kamto e dos seus apoiantes detidos, na prisão central de Nkodengui, que devia decorrer terça-feira no tribunal militar de Yaoundé, foi adiado para uma data ulterior a pedido do juiz de instrução.

Segundo Olivier Bibou Nissack, porta-voz do Movimento de Renascimento dos Camarões (MRC) de que Maurice Kamto é o presidente, o juiz que devia ouvir este último pediu aos advogados de defesa a produzir as cópias dos textos que invocaram para sustentar que os civis não devem ser julgados pelos tribunais militares.

Os advogados de defesa, por seu turno, prometeram depositar os textos no tribunal militar até quarta-feira, o mais tardar.

Maurice Kamto e centenas dos seus apoiantes foram detidos e encarcerados em finais de janeiro depois de uma "manifestação branca", contudo proibida pelas autoridades,  para reivindicar a sua vitória às eleições presidenciais de outubro último.

Este advogado de renome e antigo ministro de 65 anos que denunciou irregularidades eleitorais instaurou um plano de resistência nacional para recuperar a sua "vitória roubada".

As pessoas detidas são, entre outras, acusadas de "hostilidade contra a pátria" e de "insurreição" e  arriscam-se à pena de morte.

-0- PANA EB/TBM/SOC/MAR/IZ 28fev2019