Jovens da Francofonia criam associação

Paris- França (PANA) -- Um Conselho Internacional das Organizações Juvenis da Francofonia (CIJEF) será criado no termo de um fórum de três dias aberto segunda-feira em Paris, soube a PANA junto dos organizadores do encontro.
O CIJEF, que vai agrupar as estruturas representativas dos jovens dos 18 aos 30 anos de idade dos países membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF) servirá de "quadro de concertação e de participação".
"Trata-se de permitir aos jovens participar activamente nas decisões que condicionam o seu futuro e o das nossas sociedades", precisaram os promotores do fórum de Paris.
Indicaram igualmente que a Assembleia Geral constitutiva do CIJEF contará com a participação dos representantes do Banco Mundial, da Conferência de Ministros Francófonos da Juventude (CONFEJES) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O Fórum, que agrupa jovens provenientes dos 53 Estados membros da Francofonia, termina quarta-feira com um encontro entre os participantes e o secretário-geral da OIF, o senegalês Abdou Diouf.
A 8ª cimeira da Francofonia, reunida em 1999 em Moncton (Canadá), decidiu encorajar os Estados e a sociedade civil do espaço francófono a manter um diálogo permanente com os jovens.

25 Outubro 2005 18:45:00




xhtml CSS