Jovens contribuem para elaboração de documento sobre mudanças climáticas em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um workshop sobre as mudanças climáticas realiza-se esta terça-feira na cidade da Praia, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte segura.

O certame permitirá a cerca de 30 líderes juvenis discutirem diretrizes sobre as mudanças climáticas, com vista à elaboração dum documento contendo contribuições de Cabo Verde para a Conferência de Paris (França) sobre o Clima (COP21) a ter lugar em  dezembro próximonesta cidade capital francesa.

Trata-se de um encontro promovido pelo IDEAS for Cape Verde (Iniciativas de Cabo Verde) em parceira com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com o propósito de desenvolver e reforçar conhecimentos dos jovens líderes de modo a que eles possam responder aos atuais desafios ambientais e encorajando-os a agirem a nível mundial e local.

Segundo explicou o presidente das IDEAS For Cape Verde e coordenador do Projeto, Mahugnon Serge Djohy, Cabo Verde integra o processo e daí a necessidade de os jovens cabo-verdianos se inteirarem do debate sobre a nova agenda pós-2015 e a negociação internacional sobre as mudanças climáticas.

“Os jovens constituem hoje a maior parte da população do país, pelo que não devemos decidir sobre a matéria sem ter a sua opinião quanto ao desafios local, continental e mundial no tocante às mudanças climáticas, ao desenvolvimento sustentável, à segurança alimentar e ao melhor tratamento e uso da água em Cabo Verde”, precisou.

Djohy assegurou que as recomendações saídas do encontro vão ser entregues aos líderes políticos cabo-verdianos e aos responsáveis da Conferência de Paris para que sejam integradas e tidas em consideração na altura do debate sobre o tema.

Durante o encontro serão apresentados temas como “O papel da juventude na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pos-2015”, e “Os desafios da COP21”, para serem debatidos em grupo na sua vertente das mudanças climáticas, da água e segurança alimentar, do desenvolvimento sustentável e do envolvimento da juventude na política pública.

-0- PANA CS/DD 15set2015

15 Setembro 2015 10:20:25


xhtml CSS