Jornalistas malianos em formação sobre regulação em período eleitoral

Bamako, Mali (PANA) - A Alta Autoridade para a Comunicação (HAC) do Mali organizou, quarta-feira, em Ségou (centro), um ateliê  de formação para jornalistas no âmbito da implementação das resoluções do seminário internacional de novembro último sobre a regulação dos media durante o período eleitoral, soube a PANA de fonte local.

Este ateliê de dois dias visa reforçar os conhecimentos dos jornalistas de Sikasso (sul) e Ségou sobre vários aspetos da sua profissão durante este período especial, nomeadamente sobre o papel e o lugar dos vários órgãos durante o período eleitoral, bem como os outros atores envolvidos na organização e gestão das urnas.

Entre estes últimos incluem-se o Tribunal Constitucional, a Comissão Eleitoral Independente Nacional (CENI), a Delegação Geral para as Eleições (DGE) e o Comité para a Igualdade de Acesso aos Media Estatais (CEAME).

De acordo com o ex-ministro Maliano da Comunicação, Gaoussou Drabo, representando a HAC, o objetivo é fornecer as ferramentas necessárias para que os meios de comunicação ajudem o país a vencer o desafio da realização de eleições transparentes, credíveis.

"Cada um de nós, como cidadão maliano, deve investir para evitar que ventos maus aumentem no nosso país e prejudiquem mais ainda o equilíbrio que procuramos restaurar", indicou  Drabo.

Os Malianos votam a 29 de julho de 2018 para escolher seu novo Presidente entre 20 candidatos, incluindo o cessante Ibrahim Boubacar Keita; o líder da oposição Soumaila Cissé; os ex-primeiros-ministros Modibo Sidibé e Cheick Modibo Diarra, e o riquissímo empresário Aliou Boubacar Diallo.

-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 27julho2018

27 Julho 2018 10:52:10


xhtml CSS