Jornalistas instados a promover integração regional na África Oriental

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – O Secretário-Geral da Comunidade da África Oriental (EAC), Richard Sezibera, exortou os médias regionais a suscitarem a adesão dos cidadãos dos Estados parceiros e promoverem de modo atraente as realizações da organização regional.

"Exorto-vos a não serem os que divulgam lacunas e acusam alguns Estados parceiros da EAC que não cumprem os seus compromissos", disse Richard Sezibera durante a Cimeira sobre os Médias do Conselho de Negócios da África Oriental (EABC), organizada em Kampala, no Uganda.

Falando sobre a "Visão da EAC sobre o Papel dos Médias na Integração Regional", ele afirmou que a imprensa tinha um papel essencial a desempenhar no processo de transformação socioeconómico da região da África Oriental, assim como incentivar a total participação da população no processo de integração regional.

Richard Sezibera sublinhou que a imprensa devia estar na vanguarda para promover uma boa compreensão das complexidades da integração regional, nomeadamente a união aduaneira, o mercado comum, a união monetária e a federação política, pilares da integração da EAC.

Oficialmente cirada pelo Quénia, pela Tanzânia e pelo Uganda, a 7 de julho de 2000, a EAC registou a adesão do Burundi e do Rwanda a 1 de julho de 2007.

O bloco regional estende-se numa superfície de 1,82 milhão de quilómetros quadrados com uma população total de 136 milhões de cidadãos.

O seu PIB elevava-se a 84,7 biliões de dólares americanos em 2012.

-0- PANA AR/VAO/NFB/JSG/IBA/CJB/TON   30nov2013

30 Novembro 2013 08:26:47




xhtml CSS