Jornalista maliano detido por artigo sobre amante de Presidente

Bamako- Mali (PANA) -- O jornalista maliano Seydina Oumar Diarra do diário privado "Info Matin", editado em Bamako, foi detido por divulgação no seu jornal dum tema de redacção intitulado: "A Amante do Presidente da República", recentemente submetido a alunos dum liceu, soube a PANA de fonte segura.
O jornalista foi detido na Prisão de Bamako com Bassirou Kassim Minta, professor do liceu Nanaïssa Santara que submeteu o tema aos seus alunos.
"A Amante do Presidente da República", tema de dissertação comentado pelo jornalista, indignou o pai de uma aluna de 16 anos, que se deslocou à redacção do jornal para alertar a opinião sobre o "carácter ousado" da questão.
O jornal indica que Bassirou Kassim Minta, professor de Letras do liceu, disse que se inspirou na realidade que o circunda para propor o assunto aos seus alunos.
O texto objecto do artigo incriminado conta a estória duma estudante e prostituta, identificada como Dily, que cai nas "garras" do Presidente da República até se engravidar.
O Presidente, segundo o jornal citando o texto, temendo pela sua honorabilidade não consegue convencer a jovem de abortar mesmo depois duma ameaça de assassinato, acabando por dar à luz.
Maltratada pelo presumível genitor do seu filho, Dily interrompe uma reunião do Conselho de Ministros para expôr a situação e defender a sua causa na presença de todos os membros do Governo, tendo sido apoiada pelo primeiro-ministro que convenceu o seu chefe a reconhecer a criança.
Posteriormente, o Presidente da República cedeu prometendo pedir a mão da sua amante, sustenta o artigo citando o texto da redacção.

15 Junho 2007 13:04:00




xhtml CSS