Jornalista cabo-verdiano lança obra literária

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O jornalista e escritor cabo-verdiana, José Vicente Lopes,  acaba de lançar a sua mais recente obra literária, intitulada "A explicação do Mundo", apurou a PANA na capital cabo-verdiana.
O livro reúne um conjunto de entrevistas com personalidades cabo- verdianas, portuguesas e brasileiras e que "têm em comum temas subjacentes à história cabo-verdiana, africana ou geral, bem como questões culturais, políticas, jurídicas, económicas e contemporâneas".
As entrevistas versam sobre temas como a descolonização, a situação vivida no arquipélago na altura da chamada Revolução dos Cravos em Portugal, a Constituição cabo-verdiana de 1992, a Justiça e a Comunicação Social.
Os textos abordam ainda questões como a consciencialização dos cabo- verdianos, o surgimento nos anos 30 no arquipélago da revista "Claridade", a descoberta de Cabo Verde, a globalização, a emigração e os desafios do terceiro mundo.
O lançamento da mais recente obra de José Vicente Lopes ocorreu sexta-feira no âmbito das actividades culturais do II Simpósio Internacional Amílcar Cabral, que decorre na cidade da Praia de 9 a 12 de Setembro.
O livro foi apresentado pelo jornalista português José Pedro Castanheira, autor da obra "Quem matou Amílcar Cabral", um trabalho de investigação que procura encontrar resposta para as circunstâncias que rodearam o assassinato, a  20 Fevereir o de 1973, em Conakry, do fundador do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
José Vicente Lopes é  jornalista do semanário privado "A Semana"  e correspondente  em Cabo Verde do diário português "O Público" e da estação radiofónica britânica "BBC".
É igualmente autor de "Os bastidores da independência" e "As causas da independência", duas obras de investigação sobre o processo que culminou com a proclamação do Estado de Cabo Verde, a 5 de Julho de 1975.
José Vicente Lopes tem também publicados na imprensa cabo-verdiana e estrangeira vários ensaios culturais e políticos.

12 Setembro 2004 16:49:00


xhtml CSS