Agência Panafricana de Notícias

Jornalista belga detido no Egipto

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Steven Vanaeckere, insurgiu-se quinta-feira contra a detenção no Cairo, capital do Egigto, do correspondente do diário belga « Le Soir », Serge Dumont , do qual exigiu a libertação imediata.

Num comunicado transmitido quinta-feira à imprensa em Bruxelas, o chefe da diplomacia belga indica que a Embaixada da Bélgica no Cairo manteve uma conversa telefónica com o repórter, mas sem conseguir localizá-lo.

Durante dum breve contacto telefónico com a redação do seu jornal, em Bruxelas, o repórter explicou as condições em que ele foi detido por indivíduos que o acusam de ser espião do opositor egípcio Mohamed El Baradi, ex-diretor da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), que exige a retirada imediata do poder do Presidente egípcio, Hosni Mubarak.

Serge Dumont foi detido quando acompanhava manifestantes pró-Mubarak, que, subitamente, se revoltaram contra ele, agredindo-o e acusando-o de ser espião de El Baradai.

Os agressores entregaram-lhe a soldados, que o conduziram a um quartel que não foi localizado.

« Estou sob a guarda de dois soldados que têm armas kalachnikov e baionetas », indicou o jornalista belga durante o último contacto telefónico.

Desde então, a bateria do seu telefone celular está descarregada e mais nenhum contacto é possível.

A Bélgica pediu que este ponto seja inscrito na agenda da cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia(UE), prevista para sexta-feira em Bruxelas.

-0- PANA AK/JSG/FK/TON 3fev2011