Jornal zambiano favorável a levantamento de sanções contra Zimbabwe

Lusaka- Zâmbia (PANA) -- O mundo deve considerar as recomendações da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a favor do levantamento das sanções contra o Zimbabwe e a oferta duma ajuda apropriada para apoiar a missão do novo Governo de União, propôs segunda-feira o diário "Times of Zambia".
O jornal sugere que todos os países que impuseram sanções ao Zimbabwe devem reconsiderá-las ou mesmo levantá-las completamente, sublinhando que a comunidade internacional tem igualmente um papel importante a desempenhar no processo de relançamento da economia zimbabweana.
Num editorial, o Times of Zambia insta as autoridades do Zimbabwe a demonstrar moderação no que diz respeito à resolução de qualquer problema político com vista a evitar aniquilar as esperanças do povo no advento duma nova era.
"Evidentemente, todos os actores não obtiveram o que eles queriam e é aliciante para alguns sentirem-se prejudicados, mas o simples facto de o Governo de União ter sido instalado deve dar esperança", analisa o jornal.
Por outro lado, prossegue, cabe agora aos líderes trabalhar e fazer face às verdadeiras questões que afectam a vida diária da sua população.
"Trata-se de restaurar a economia, a saúde, as estradas e as infraestruturas educativas e, geralmente, restabelecer a confiança no seio da população e dos investidores potenciais".
"É importante que medidas que suscitem confiança sejam rapidamente tomadas a fim de que os doadores e os Zimbabweanos residentes no estrangeiro procurem regressar para ajudar no processo de reconstrução", observa o diário.
Lembrando que o Zimbabwe era considerado, até recentemente, como o celeiro da região, o jornal nota que o país foi reduzido a uma nação dependente da ajuda estrangeira, e que a maioria da sua população está numa situação desesperada.

16 Fevereiro 2009 19:16:00


xhtml CSS