Jornais malianos saúdam embargo contra Côte d'Ivoire

Bamako- Mali (PANA) -- A maioria dos jornais malianos publicados sexta-feira falaram do desmentido do governo maliano às alegações do ministro ivoiriense das Águas e Florestas, que acusa o Mali e o Burkina Faso de fornecer armas às Forças Novas (ex-rebelião ivoiriense).
Certos jornais congratularam-se com a adopção pelo Conselho de Segurança da ONU dum embargo sobre a venda de armas na Côte d'Ivoire.
Para o L'Essor, diário governamental, esta medida veio favorecer a busca da paz na Côte d'Ivoire e pensa que o Conselho de Segurança tem toda a razão para insistir em chamar a atenção porque "a tensão não parece baixar na Côte d'Ivoire onde os 'jovens patriotas' ainda continuam a manifestar-se".
"Será que os apelos para ponderação lançados pela comunidade internacional encontrarão mesmo ouvidos receptivos", interrogou-se o jornal, indicando que "nada é pouco seguro porque Abdjan é habituado a reviravoltas".
"Gbagbo, o pirómano do país da paz", intitulou o Info-Matin, diário privado, afirmando que o Presidente Gbagbo, volvidos os seus quatro anos de governação, parece ser mais como um acidente de percurso para um país de paz e de diálogo.
O jornal estima que o embargo é "uma nova sinecura para Gbagbo", ressaltando que esta medida poderia ser uma ameaça ao poder instituído em Abidjan.
O jornal, que deseja um respeito estrito pelo embargo, tanto por parte do poder como dos rebeldes, adverte entretanto que a porosidade das fronteiras, no sul e no norte do país, exige uma vigilância rigorosa.
Por sua vez, o Le Républicain (diário privado) qualifica de "nebulosas" as acções empreendidas pelos "jovens patriotas" de Laurent Gbagbo e interroga-se hoje sobre "o que quer o Presidente ivoiriense ao fazer destes jovens assassinos da população civil.
"Será que, com o tempo, (Gbagbo) conseguirá controlar o monstro por ele criado e conservado ? Será que o imbróglio ivoiriense vai ter uma solução negociada", interrogou-se finalmente o Le Républicain,

19 Novembro 2004 20:04:00


xhtml CSS