Jornadas da Mulher Gabonesa de 10 a 17 de Abril

Libreville- Gabão (PANA) -- A celebração, de 10 a 17 de Abril, das Jornadas Nacionais da Mulher Gabonesa serão marcadas por várias manifestações cujo ponto alto será a entrega do Prémio do Presidente da República para a Promoção da Mulher, anunciou, quinta-feira, a ministra gabonesa da Família, Promoção e Protecção da infância, Angélique Ngoma.
Segundo Ngoma, as principais manifestações oficiais serão organizadas nos bairros desfavorecidos da periferia de Libreville e nos centros de atracção da capital gabonesa.
Instituído em 1998, o Prémio do Presidente da República para a Promoção da Mulher recompensa uma mulher ou uma associação de mulheres que se entrega a actividades de desenvolvimento comunitário.
No ano passado, a distinção coube à Associação das Mulheres Camponesas de Moanda (F.
A.
MO), no sudeste do Gabão, que embolsou sete milhões de francos CFA e beneficiou de uma viagem de estudos de uma semana aos Camarões.
O programa das Jornadas prevê uma feira exposição-venda dos produtos provenientes dos trabalhos das ONG e associações femininas locais na praça da independência, no centro de Libreville; um torneio de basquetebol feminino chamado "Angélique Ngoma" bem como consultas médicas gratuitas nos bairros periféricos.
As Jornadas Nacionais da Mulher gabonesa serão igualmente marcadas por conferências, palestras e entrega de obras escolares na prisão central de Libreville.

09 Abril 2004 10:37:00




xhtml CSS