Jonathan, Ouattara e Obasanjo no Fórum de Investimentos da CEDEAO

Lagos, Nigéria (PANA) - O Presidente Goodluck Jonathan da Nigéria; o seu homólogo ivoiriense, Alassane Ouattara; e o antigo Presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, são aguardados nos trabalhos do terceiro Fórum de Investimentos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que arranca esta quinta-feira, em Lagos, capital económica nigeriana.

Em declarações quarta-feira à PANA, a porta-voz dos organizadores, Enitan Obasanjo-Adeleye,
disse que esta edição vai decorrer até sexta-feira sob o lema "Oportunidade em África: África Ocidental em Vedeta".

"Tudo está a postos para garantir o êxito da abertura oficial amanhã (quinta-feira). Os delegados dos países-membros da CEDEAO bem como os do Egito, do Reino Unido, dos Estados Unidos e das Nações Unidas já estão no local", indicou Obasanjo-Adeleye, igualmente diretora-geral da empresa "Legacy Investment and Management Company", um dos organizadores do Fórum.

A empresa colabora com a associação das agências de promoção dos investimentos na África Ocidental (IPAWAS), com o banco Infrastructure Bank Plc e com a Comissão da CEDEAO para a organização do Fórum.

Os organizadores indicaram que este é o primeiro fórum promovido pelo setor privado desde o lançamento do evento em 2009 em Bruxelas, na Bélgica, em colaboração com a União Europeia.

O fórum vai abranger a energia, os transportes, as infraestruturas, o petróleo e o gás, o agronegócio, os setores de manufatureiros e as pequenas e médias empresas, declararam.

"Haverá igualmente diferentes comunicações sobre 'Compreender o Quadro Regional de Investimento da CEDEAO - Vantagens e Oportunidades', 'Oportunidades de Agronegócio e  Problemas da Política Regional de Desenvolvimento Agrícola', 'Financiamento do Desenvolvimento na Região da CEDEAO', 'Melhores Práticas a Nível Regional: Estudos de Caso e Papel da EBID no Financiamento do Desenvolvimento na África Ocidental', entre outros", anunciaram.

Os principais intervenientes são o presidente da Comissão da CEDEAO, Kadre Desire Ouedraogo; o presidente do Banco Africano de Export-Import, e Jean-Louis Ekra, diretor da Integração junto da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA).

Os diferentes países-membros terão, durante este evento, a oportunidade de mostrar os seus perfis, apresentar estudos de caso, salientar os principais domínios e as diferentes vantagens para os futuros investidores.

-0- PANA SB/VAO/ASA/SOC/MAR/IZ 06junho2013

06 Junho 2013 13:57:50




xhtml CSS