Jean Ping considera 12ª Cimeira da UA crucial para África

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, declarou segunda-feira em Addis Abeba que a 12ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, prevista para 1 de Fevereiro na capital etíope, tem uma grande importância devido às decisões que serão tomadas a respeito do Governo da União e da auditoria da organização continental.
Falando na abertura da 17ª sessão ordinária do Comité dos Representantes Permanentes (COREP), Ping acrescentou que esta cimeira dará igualmente primeiro o sinal do processo de integração física do continente através de projectos concretos de infraestruturas com vocação regional, inter-regional e continental.
Face a estes trabalhos importantes, Ping lembra "a imperiosa necessidade de dotar a Comissão da União Africana de recursos humanos e financeiros necessários para lhe permitir assegurar eficazmente as suas responsabilidades".
O presidente da Comissão da União Africana congratulou-se com os relatório entre a Comissão e o COREP, doravante "gerido pelo que convém chamar do espírito de Nazaré, um espírito de franca cooperação e respeito mútuo, troca e compreensão, abertura e transparência".
Ping notou igaulmente as boas disposições demonstradas pelos embaixadores na União Africana (UA), durante discussões que abrangem o aumento do salário do pessoal da Comissão.
"Chegou o tempo de criar condições de trabalho atractivas senão comparáveis com as outras organizações internacionais para encorajar a vinda na Comissão dos melhores e parar a hemorragia dos cérebros", sublinhou.
"Certamente a via na qual África se engajou será longa e difícil, mas estamos confiantes, enquanto na base um espírito de diálogo construtivo e consultas foi criado lealmente entre nós" (COREP e Comissão da UA), adiantou.
Além do novo plano estratégico e o orçamento de 2009, o COREP examinará igualmente a cooperação afro-árabe, a cooperação multilateral, o diálogo África/União Europeia, a integração da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) e a situação na Palestina.
Os trabalhos do COREP deverão terminar terça-feira com recomendações destinadas ao Conselho Executivo da UA que começa a sua sessão na próxima quinta-feira.

26 janvier 2009 10:01:00




xhtml CSS