Japão oferece ao Congo 38 toneladas de sementes melhoradas de arroz

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo japonês doou aos camponeses congoleses 38 toneladas de sementes melhoradas de arroz com vista a aumentar as capacidades de produção do Congo e contribuir para a segurança alimentar, anuncia um comunicado oficial distribuído segunda-feira.

Estas sementes melhoradas de arroz foram distribuídas aos camponeses no Departamento de Pool, no sul, no quadro do projeto Iniciativa de Emergência sobre o Arroz, lançado e financiado pelo Japão.

Este projeto inscreve-se no quadro da coligação para o desenvolvimento da orizicultura em África e foi realizado pelo Ministério congolês da Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica, em colaboração com o Ministério da Agricultura e Pecuária e  o Centro do Arroz para África (AfricaRice).

O objetivo principal é duplicar a produção de arroz, tanto no Congo como em África dentro de 10 anos, este projeto agrícola ambiciona igualmente melhorar a qualidade das sementes de arroz e aumentar as capacidades de produção de arroz em toda África.

Para esta fase de lançamento,  as 38 toneladas de sementes melhoradas serão distribuídas gratuitamente aos cultivadores congoleses vulneráveis, para lhes permitir aumentar as suas receitas.

Este projeto foi lançado em 2008 pelo Japão por ocasião da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD).

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 26ago2014

26 Agosto 2014 12:00:35


xhtml CSS