Japão oferece $ 6,6 milhões a programa educativo no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo japonês doou esta segunda-feira ao Congo seis milhões 600 mil dólares americanos por intermédio do Fundo  das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a realização  dum projeto de apoio ao clima favorável à infância.

Trata-se dum projeto de três anos (2011 a 2013) que prioriza as crianças de três a cinco anos de idade excluídas do sistema escolar formal.

Este projeto visa a instalação de 36 centros comunitários de manifestação da capacidade intelectual da jovem criança e  a reabilitação de 18 centros de re-escolarização para oferecer o acesso à educação aos  petizes excluídos do sistema escolar.

As ações apoiadas por este financiamento serão executadas em seis departamentos do Congo, nomeadamente  Sangha e Likouala (norte), Plateaux (centro),  Brazzaville, a capital, e Ponta Negra, principal centro económico do país.

Estas ações consistirão em criar um clima favorável ao respeito dos direitos das crianças à educação através da reabilitação, da construção e do equipamento destes centros comunitários de manifestação da capacidade intelectual e dos centros de re-escolarização.

Assim, mais de oito mil petizes excluídos do sistema escolar formal poderão doravante beneficiar de programas básicos adaptados.

No Congo, cinco porcento das crianças em idade escolar estão fora da escola formal, nomeadamente nas zonas menos desenvolvidas e entre as camadas da população mais vulneráveis.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 20junho2011

20 Junho 2011 13:51:39


xhtml CSS