Japão financia projeto de reintegração de ex-crianças soldados na RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Japão assinou esta quarta-feira um acordo de doação com o Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento (PNUD) para um projeto conjunto de quatro milhões de dólares americanos visando a reintegração comunitária e socioeconómica de ex-crianças soldados, vulneráveis e vítimas de violências sexuais em Rutshuru, na província do Kivu Norte (leste da RD Congo), anunciou a coordenadora do grupo de comunicação das Nações Unidas, Florence Marchal.

Este projeto permitirá reinserir na escola 328 crianças saídas dos grupos armados e crianças vulneráveis e alimentar durante nove meses um total de 13 mil crianças nas escolas primárias do território de Rutshuru.

Em Bwisha, um centro de formação será construído e equipado para que jovens vulneráveis possam beneficiar de formações profissionais com vista a permitir a sua reintegração social e económica. Ele vai ministrar cursos de carpintaria, mecânica, agricultura e artesanato.

O programa conjunto financiado pelo Japão sob a coordenação do PNUD reúne o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa Alimentar Mundial (PAM), a ONU  Mulheres, o gabinete do representação especial do chefe de Estado para a luta contra as violências sexuais e recrutamento das crianças soldados, bem como o Instituto Nacional de Preparação Profissional (INPP).

-0- PANA KON/BEH/MAR/TON 07outubro2015

07 Outubro 2015 18:38:55


xhtml CSS