Japão financia educação básica no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - O embaixador do Japão no Congo, Shigeru Ushio, entregou terça-feira em Brazzaville 36 centros comunitários e 18 centros de pré-escolarização no Congo, cujo custo está estimado em seis milhões de dólares americanos, soube a PANA de fonte do Ministério congolês da Educação Primária e Secundária.

Esta oferta japonesa inscreve-se no projeto de apoio à participação das comunidades para a criação dum centro de aprendizagem decente para a pequena infância e a juventude não escolarizada.

Depois do projeto, os centros comunitários construídos e equipados com mobiliários lúdicos vão promover o desenvolvimento das crianças com idades entre os três e os cinco anos.

Os centros de pré-escolarização reabilitados e equipados com mobiliários escolares e materiais didáticos básicos vão oferecer às crianças e aos adolescentes fora do sistema formal acesso à educação básica e às competências de vida corrente.

Este projeto foi programado nos departamentos de Ponta Negra e do Pool, no sul do país, em Brazzaville, a capital, em Plateaux (centro), em Sangha e em Likouala (norte). O objetivo era lutar contra a precariedade das condições de aprendizagem nos centros de pré-escolarização e o fraco nível de preparação das crianças na escolarização.

Em 2011, a taxa de pré-escolarização era inferior a 10 porcento e a reprovação no ciclo primário representava mais de 20 porcento.

-0-  PANA MB/BEH/IBA/MAR/TON  10março2015

10 Março 2015 17:54:26


xhtml CSS