Japão doa mais de duas toneladas de arroz em ajuda alimentar a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde recebeu em setembro mais de duas toneladas de arroz, doados pelo governo do Japão no âmbito da ajuda alimentar referente ao ano de 2016, anunciou a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) de Cabo Verde na cidade da Praia.

A ARFA, entidade que, através da Direção de Segurança Alimentar (DSA), realiza a gestão das ajudas alimentares concedidas a Cabo Verde, precisou que este donativo inclui três variedades de arroz, sendo 538 toneladas de branco e polido, grãos longos de origem tailandesa, mil 76 toneladas de branco e polido, grãos curtos de origem japonesa e 1.076 toneladas de branco e polido, grãos médios de origem americana.

Segundo a instituição, o donativo foi dividido em seis lotes e o concurso para sua alienação foi realizado através de um ato público, a 14 de agosto último, ainda antes da chegada do produto a Cabo Verde.

O ato público contou com a participação de quatro concorrentes, operadores comerciais, autorizados para o exercício da atividade de importador de produtos vegetais e cereais.

Conforme uma fonte diplomática cabo-verdiana, o montante resultante deste donativo, de mais de um milhão de dólares, tem repercussão positiva a vários níveis, entre os quais a segurança alimentar, o apoio à balança de pagamentos, a criação de emprego e o desenvolvimento.

Trata-se de uma contribuição financeira não reembolsável que se inscreve no âmbito  dos laços históricos de cooperação entre Cabo Verde e Japão desde os primórdios da independência do primeiro, em 1975,

Estes laços vêm sendo fortalecidos ao longo dos últimos anos.
.
Para além da assistência alimentar, o Japão disponibiliza para Cabo Verde outras ajudas não reembolsáveis para os setores da agricultura, das pescas, das telecomunicações, do desporto, da exploração e do abastecimento de água, da saúde, da formação de quadros, dos transportes e infraestruturas, que visam sobretudo o combate à exclusão social e a redução da pobreza.

-0- PANA CS/DD 29set2017

29 Setembro 2017 09:49:50


xhtml CSS