Japão doa mais de $ 44 mil à missão da CEDEAO na Guiné Bissau

Lagos, Nigéria (PANA) – O Japão doou 44 mil 800 dólares americanos à Missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Guiné-Bissau (ECOMIB), anunciou esta quinta-feira a Comissão da CEDEAO.

O cheque foi entregue a 22 de março na sede da Comissão da CEDEAO na capital  federal nigeriana, Abuja, pelo primeiro secretário da Embaixada do Japão na Nigéria, Shinich Maruo.

A comissária da CEDEAO para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Hussaini Suleiman Salamatu, que o recebeu em nome da comissão, reiterou o compromisso da organização sub-regional oeste-africana de trabalhar para o sucesso da ECOMIB.

A subvenção será utilizada para a eletrificação do hospital de nível 2 na Guiné-Bissau que se ocupa do pessoal da CEDEAO presente na sede da ECOMIB bem como das populações locais.

Shinichi aproveitou a oportunidade para sublinhar a importância do aprofundamento da integração regional para promover eficazmente o desenvolvimento africano.

O Japão já contribuiu recentemente com seis milhões de dólares americanos a título de subvenções de emergência para ajudar a remediar a instabilidade na região do Sahel,  através da Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISMA) e  do Fundo Fiduciário das Nações Unidas, em particular para atividades de desminagem.

Desde 2000, o Japão contribuiu com cinco milhões 700 mil dólares americanos para projetos regionais da CEDEAO, dos quais três milhões para o programa da CEDEAO para o Controlo das Armas Ligeiras (ECOSAP) e cerca de dois milhões a título de contribuição para o reforço das capacidades regionais de cidadãos do mesmo espaço regional em matéria de controlo da proliferação de armas ligeiras no Centro Internacional de Formação sobre a Manutenção da Paz Kofi Annan em Accra, no Gana.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/IBA/FK/DD 28março2013

28 Março 2013 18:33:49




xhtml CSS