Japão doa à Mauritânia material para segurança aeroportuária

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Japão doou Mauritânia equipamentos para a segurança dos aeroportos, anunciou segunda-feira em Nouakchott a embaixada nipónica neste país.

Entregues pelo embaixador do Japão em Nouakchott, Hisugu Shimuzu, ao ministro mauritano do Equipamento e Transportes, Abdallahi Ould Oudaa, durante uma cerimónia organizada segunda-feira no Aeroporto Internacional OUMTOUNSY de Nouakchott, estes meios estimam-se em quase um milhão 400 mil euros,  de acordo com a mesma fonte.

Trata-se especificamente de scanners de raio X de tipo (SRX), de bagagens/cabina, SRX frete, SRX bagagem/compartimento de carga, de um pórtico de deteção metálica, de detetores de elementos explosivos, entre outros.

Os meios serão instalados nos aeroportos de Nouakchott, de Nouadhibou (segunda cidade mauritana) e de Atar (centre-oeste) com o fito de permitir “um reforço do sistema de segurança e reduzir os ricos de atentados terroristas”.

Esta doação do Governo japonês vai « contribuir para a consolidação das bases da paz, da segurança e da estabilidade na região, em conformidade com os compromissos assumidos durante a Conferência Internacional de Tóquio (Japão) sobre o Desenvolvimento de África (TICAD6) organizada em agosto de 2016 ».

A doação japonesa intervém 10 dias antes da realização em Nouakchott das sessões da 31ª cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).

-0- PANA SAS/IS/SOC/FK/DD 19junho2018

19 Junho 2018 10:44:03


xhtml CSS