Agência Panafricana de Notícias

Japão doa $ 100 mil à Mauritânia para apoiar maternidade em Nouakchott

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Governo do Japão doou 27 milhões 500 mil ouguiyas (cerca de 100 mil dólares americanos) à Mauritânia para a ajudar a reestruturar e equipar o hospital "Amitié" da comuna de Arafat, nos arredores de Nouakchott, anuncia sábado a representação diplomática japonesa.

Este financiamento, a título da Ajuda Não Reembolsável para os Projetos Locais (APL), vai permitir à Organização Não Governamental (ONG) Médicos do Mundo dotar o estabelecimento hospitalar dum pavilhão de pediatria, adquirir equipamentos médicos, camas, colchões e aparelhos de reanimação manual.

A realização do novo projeto deverá servir para melhorar a capacidade de acolhimento do hospital e reduzir a mortalidade materna e infantil na Mauritânia, um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

A taxa de prevalência da mortalidade materna e infantil, de mais de 600 em cada 100 mil nados vivos, continua ainda muito elevada na Mauritânia, a um ano do prazo fixado para a sua eliminação pela comunidade internacional, durante a cimeira do milénio realizada a 17 de setembro de 2000 na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 22fev2014