Japão concede $ 11,5 milhões em ajuda de emergência ao Sudão

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Japão anunciou a concessão duma ajuda de emergência de 11,5 milhões de dólares americanos para os deslocados internos na região de Darfur (oeste do Sudão) e os refugiados sudaneses no Tchad.
Um comunicado distribuído quarta-feira pela Embaixada do Japão em Addis Abeba indica que esta ajuda passaria pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), a Organização Internacionail das Migrações (OIM) e o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
A decisão do governo nipónico de prestar esta assistência de emergência visa contribuir para melhorar a situação humanitária em Darfur, afirma a Embaixada.
Este apoio segue-se a uma promessa feita recentemente pelo primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, na Assembleia Geral da ONU, segundo a qual o Japão daria um apoio financeiro de 15 milhões de dólares americanos para sustentar as vítimas da crise de Darfur.
Actualmente, a ajuda total do Japão à região está estimada em 21 milhões de dólares americanos.
Além disso, o governo do Japão projecta estender a sua assistência alimentar para aumentar a produção na região graças ao Programa Alimentar Mundial (PAM) e à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), declara a nota.

27 Outubro 2004 18:47:00




xhtml CSS