Janira Almada vence eleições para liderar partido no poder em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A candidata Janira Hopffer Almada, 35 anos,  venceu, domingo, as eleições diretas para a escolha do novo presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), ao obter 51,24 porcento de votos dos militantes da formação política no poder no arquipélago, desde 2001, apurou a PANA de fonte partidária.

Segundo os dados provisórios gerais anunciados pelo presidente do Conselho Nacional de Jurisdição, quando faltavam apurar apenas algumas mesas que, em princípio, não irão influenciar nos resultados finais, o segundo candidato mais votado foi Felisberto Vieira  com 40,31 porcento, enquanto Cristina Fontes ficou-se pelos 8,45 porcento dos votos.

A atual ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, vai substituir José Maria Neves, que esteve na liderança do PAICV nos últimos 15 anos.

No entanto, o presidente cessante continuará a desempenhar o cargo de primeiro-ministro até ao final da atual legislatura que termina em 2016.

As eleições diretas de domingo no PAICV marcam também, pela primeira vez na sua história, a candidatura de mulheres (duas) a uma cadeira que só foi ocupada por três vezes, todas por homens, designadamente Aristides Pereira (1981/90), Pedro Pires (1990/2000) e José Maria Neves (desde 2000).

Janira Hopffer Almada será a quarta presidente do PAICV em 33 anos de história do partido que governou Cabo Verde nos primeiros 15 anos da independência do arquipélago, proclamada a 05 de julho de 1975.

O PAICV foi criado em janeiro de 1981, na sequência do golpe de Estado de 14 de novembro de 1980 na Guiné-Bissau, que pôs termo ao sonho da unidade entre os dois países, na génese da luta de libertação das antigas colónias portuguesas em África.

Na altura, o então secretário-geral adjunto do PAIGC (a direção bicéfala do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), Aristides Pereira, então também Presidente cabo-verdiano, tornou-se secretário-geral do PAICV.

-0- PANA CS/IZ 15dez2014

15 Dezembro 2014 13:51:43


xhtml CSS