Jacob Desvarieux anima concertos musicais em Angola

Luanda, Angola (PANA) - O cantor antilhano Jacob Desvarieux, do agrupamento musical "Kassav", participa entre 18 e 19 deste mês, na província angolana do Moxico (leste), em dois espetáculos a favor das crianças vítimas de calamidades naturais na África Austral e pela preservação do ecossistema,  noticiou quarta-feira o Jornal de Angola.

Segundo o periódico, que cita o cantor angolano Tony Nguxi como mentor da iniciativa no âmbito do projeto “Imoshi - We are one - Somos um só”,  Jacob Desvarieux "ficou sensibilizado" pela causa de recuperar e divulgar, entre os jovens, valores como a solidariedade, e realçar a importância da cultura para a próxima geração.

O guitarrista antilhano ficou igualmente impressionado "pelas semelhanças culturais do seu país e da província do Moxico", e comprometeu-se a ajudar na reunificação da cultura africana.

Depois do espetáculo dedicado às crianças, prosseguiu Tony Nguxi, o músico dos Kassav deverá deslocar-se ao Malawi, em julho próximo, para promover intercâmbios culturais.

“Estamos a produzir um disco que deve ser apresentado no Malawi”, explicou, acrescentando que, em novembro próximo, o “Imoshi” vai até ao deserto do Namibe, no sudoeste de Angola, para realizar o espetáculo “Welwítschia Ao Vivo”, com a participação de artistas internacionais.

O objetivo do concerto é a gravação de um DVD a ser apresentado em março de 2014, e cujas receitas das vendas vão ser utilizadas para os propósitos do “Imoshi”, .

Outro objetivo do projeto é ajudar as populações residentes no interior do país e da Namíbia, do Botswana, da Zâmbia, do Zimbabwe, do Malawi, da Tanzânia, da República Democrática do Congo e de Moçambique, que têm sofrido inúmeros prejuízos materiais e humanos, causados pelas chuvas registadas na região, disse.

-0- PANA JA/IZ 29maio2013

29 Maio 2013 15:57:16


xhtml CSS