Agência Panafricana de Notícias

Hungria entrega a Cabo Verde 100 mil doses de vacinas contra covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Hungria doou a Cabo Verde 100 mil doses da vacina AstraZeneca contra a covid-19, na sequência de um pedido feito pelas autoridades cabo-verdianas, apurou a PANA terça-feira de fonte oficial.

De acordo com a fonte, a cerimónia oficial de entrega do donativo ocorreu, no mesmo dia, no Palácio do Governo, na cidade da Praia, sendo o ponto alto da visita de algumas horas a Cabo Verde do ministro húngaro dos Negócios Estrangeiros e Comércio, Péter Szijjártó.

Com a entrega deste lote, a Hungria torna-se no maior doador do arquipélago em vacinas contra a covid-19, com uma quantidade suficiente do fármaco para imunizar (com duas doses) cerca de 50 mil pessoas, o equivalente a praticamente 15 por cento da população elegível (cerca de 330 mil pessoas com mais de 18 anos), em Cabo Verde.

"A Hungria respondeu positivamente ao nosso pedido e Cabo Verde vai receber uma doação de 100 mil doses de vacinas na próxima semana. Queria agradecer em meu nome e em nome de todos os cabo-verdianos ao povo e ao Governo húngaros, em especial ao meu homólogo Viktor Orbán, por este gesto que muito nos honra", afirmou anteriormente o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Acrescentou que as vacinas doadas pela Hungria serão distribuídas por "todas as ilhas de Cabo Verde, dando continuidade" ao plano de vacinação, para alcançar "o objetivo de vacinar 70 por cento da população até final do ano".

Os governos de Cabo Verde e da Hungria têm reforçado as ligações entre os dois países desde a visita ao arquipélago do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, em março de 2019.

Cabo Verde também recebeu, na semana passada, 31.200 doses da vacina contra a covid-19 pelo mecanismo Covax, no âmbito de um donativo de França, e espera 300 mil doses fornecidas pela China, das quais 50 mil doadas, para acelerar o processo de vacinação.

Cabo Verde já tinha recebido 24 mil doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, em 12 de março, e 5.850 da Pfizer dois dias depois, no âmbito do mecanismo Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.

Em 14 de maio, Cabo Verde recebeu de Portugal uma doação de 24 mil doses de vacinas também da AstraZeneca.

Durante a visita de trabalho, no âmbito das relações de cooperação entre os dois países, o ministro Péter Szijjártó vai manter reuniões, na capital cabo-verdiana, nomeadamente com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Estão ainda previstas conversações bilaterais com o ministro da Agricultura de Cabo Verde, para abordar investimentos no setor, nomeadamente o projeto de mobilização de água para rega, financiado pela Hungria com uma linha de crédito de 35 milhões de euros.

-0- PANA CS/IZ 08junho2021