Agência Panafricana de Notícias

Homens armados libertam 200 reclusos na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Mais de 270 reclusos foram libertados sábado à noite por homens armados vestidos de uniformes da Polícia que invadiram uma cadeia no bairro de Tunga, na cidade de Minna, capital do Estado do Níger, no centro da Nigéria, noticiou esta segunda-feira a imprensa local, citando a Polícia e testemunhas.

Segundo os testemunhos recolhidos, foram feitas várias detenções no quadro deste ataque, o segundo do género no espaço de uma semana.

Este ataque ocorreu dias depois da demissão pelo Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, de Aminu A. Suley do seu posto de controlador-geral interino das cadeias, e da nomeação de Ezenwa Ekpendu como chefe efetivo deste serviço.

A 1 de dezembro corrente, 320 reclusos evadiram-se duma cadeia de Ado-Ekiti, a capital do Estado de Ekita (sudoeste), na sequência também dum ataque de homens armados.

O ministro nigeriano do Interior, Abba Moro, anunciou que 274 destes 320 prisioneiros continuam em fuga, enquanto uma comissão foi criada para investigar sobre o assalto.

Os ataques às cadeias são geralmente imputados ao grupo rebelde Boko Haram, pois vários dos seus membros estão detidos no país.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 08dez2014