Holanda apoia educação de meninas na Etiópia

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Holanda assinaram segunda-feira em Addis Abeba um acordo em que o último se compromete a disponibilizar durante três anos 12 milhões de dólares americanos para a escolarização de meninas de sete províncias da Etiópia.
O embaixador holandês Alphons Hennekens sublinhou durante a cerimónia de assinatura do documento o compromisso do seu país para apoiar os esforços destinados a aumentar o acesso à educação de qualidade para as meninas da Etiópia.
O representante do UNICEF na Etiópia, Bjorn Ljungqvist, declarou que a assistência neerlandesa será um grande contributo para melhorar o acesso das meninas à educação.
"As evidências mostram que um dos melhores investimentos sociais que qualquer país pode fazer está na educação das meninas", frisou o diplomata onusino.
Para ele, a escolarização das meninas beneficia todos os níveis da sociedade e pode ajudar também a evitar certos abusos sociais enfrentados actualmente pelas meninas e pelas mulheres.
As províncias seleccionadas para beneficiar da doação são as de Afar, Somali, Amhara, Oromia, Benishangul, Gambella e a das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul (SNNPR).
No quadro deste projecto, pretende-se aumentar o acesso à educação e as infra-estruturas escolares das regiões beneficiárias além do reforço da eficácia dos professores na gestão escolar.

15 Maio 2006 23:08:00


xhtml CSS