Hillary Clinton saúda eleição de 65 mulheres dos 150 membros do Parlamento no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - No primeiro dia da sua visita de 48 horas ao Senegal, a Secretária de Estado americana, Hillary Rodham Clinton, saudou o papel crescente das mulheres na vida politica deste país, em particular a eleição de 65 mulheres dos 150 membros da Assembleia Nacional.

"Fui particularmente impressionada que os Senegaleses tenham eleito mulheres para ocupar 65 dos 150 assentos da nova Assembleia Nacional", indicou quarta-feira num discurso na Univerisdade Cheikh Anta Diop de Dakar.

Na sua opinião,  este gesto dá ao Senegal uma das mais forte percentagem no mundo de mulheres numa instituição diretamente eleita.

"Evidentemente, isto é perfeitamente lógico porque os democratas devem abrir-se e incluir todos os cidadãos, homens e mulheres, não só para votar mas igualmente para ter uma oportunidade de participar e dirigir. E as Senegalesas, incluindo a Plataforma  das Mulheres para Eleições Pacíficas, uma rede de 60 organizações, desempenharam um papel determinante no bom funcionamento das eleições", sublinhou.

O Senegel é a primeira etapa da digressão, de 11 dias, da secretária de Estado americana que a levará sucessivamente ao Uganda (esta quinta-feira),  ao Sudão Sul, ao Quénia, ao Malawi e à África do Sul.

Ela vai aproveitar esta ocasião para confirmar os engajamentos políticos americanos consifgnados na Orientação Política Presidencial, designadamente reforçar  instituições democráticas, estimular o crescimento, promover a paz e a segurança, bem como oportunidades e o desenvolvimento para todos os cidadãos, de acordo com o programa da sua viagem.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/DD 02agostot2012

02 Agosto 2012 15:35:09




xhtml CSS